Terapia de Grupo

A psicoterapia de grupo é uma forma de terapia colectiva cuja acção benéfica se coloca na resolução e reeducação dos problemas/preocupações, as quais têm por base as interacções e comunicações que ocorrem no interior dos grupos (organizados com fins terapêuticos).

Ao fazer parte de um grupo terapêutico, o sujeito sentir-se-á integrado, deixando de se sentir isolado e passando a experimentar alívio, por perceber que não está sozinho com os seus problemas. Ao mesmo tempo, é estimulada, nos membros do grupo, o sentimento da coesão grupal, da união, ganhando-se a vontade de oferecer e receber apoio do outro e criando-se relacionamentos muito significativos e válidos para a terapia funcionar. A estes dois factores, juntamos o factor de desenvolvimento das técnicas de socialização, em que os sujeitos integrados nos grupos aprendem a distinguir e a deixar de apresentar comportamentos inadequados através da simples observação uns dos outros e dos comentários honestos e bem recebidos que fazem.

É assim que, através destes factores,  os membros dos grupos se ajudam entre si a mudar de atitude, pensamento e comportamento.