Quem Somos

O NUPIC – Núcleo de Psicologia e Intervenção Comunitária é, desde Dezembro de 2010, uma associação sem fins lucrativos e desde Setembro de 2012 uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, que tem por objectivo a prestação de Serviços de Solidariedade Social, nomeadamente, pela intervenção junto das comunidades e grupos em situação de discriminação, vulnerabilidade e exclusão social, actuando na área da grande Lisboa (atendimentos em Carnide, Amadora, Famões e Alfragide), tendo a sua sede em Carnide, na Junta de Freguesia de Carnide.

 

Missão da Instituição

Disponibilizar um serviço de excelência que visa apoiar e responder às necessidades físicas e emocionais das crianças, jovens, adultos e idosos, oferecendo uma abordagem personalizada e multidisciplinar, trabalhando com cada um individualmente, com a família e/ou com a comunidade envolvente, dando prioridade aos mais desfavorecidos.
Ser uma instituição envolvida com a comunidade, com os parceiros sociais, educacionais, económicos e culturais, procurando ser um agente activo e promotor da inclusão social e integração comunitária.

 

Valores

Respeito pelos Valores Humanos.
Respeito pela Especificidade de cada Indivíduo.
Desenvolvimento Global.
Solidariedade – Acolher com carácter solidário todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades.
Confiança – Criar um ambiente de confiança mútua, entre nós e os que nos apoiam, inspirando-nos na generosidade, partilha e respeito pelas especificidades de cada um.

 

Áreas de serviços

 

Intervenção terapêutica

Ao nível da intervenção terapêutica, que funciona através de consultas privadas pagas consoante os rendimentos familiares, o NUPIC tem, neste momento, uma capacidade média de atendimento de 90 crianças, jovens, adultos ou idosos, prioritariamente da freguesia de Carnide e freguesias adjacentes. O trabalho é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar – com as valências de Psicologia Clínica e Educacional (Avaliação e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico), Orientação Escolar e Vocacional, Neuropsicologia, Psicoterapia Individual e de Grupo, Terapia Familiar e de Casal, Terapia da Fala e Psicomotricidade – que faz a intervenção com cada utente e a articulação interinstitucional.

 

Intervenção comunitária

Ao nível da intervenção comunitária, os objectivos do NUPIC passam pela realização de diagnósticos psicossociais de vários grupos etários e sociais; encaminhamento para parceiros e outras instituições; desenvolvimento de trabalho psicossocial e comunitário tendo em conta os contextos familiares e sociais; aprofundamento do trabalho com escolas, nomeadamente no trabalho com alunos, professores e pais e formação em diversas áreas.

 

NUPIC enquanto iniciativa da PROACT

Inicialmente designado por Núcleo de Psicologia de Carnide, o NUPIC nasceu em 2003, ligado ao projecto “Príncipes do Nada” (acção decorrente do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza). A iniciativa de criar este núcleo partiu da PROACT, uma unidade de investigação e apoio técnico ao desenvolvimento local, à valorização do ambiente e luta contra a exclusão social (sedeada no ISCTE) e surgiu pela insuficiência de respostas disponíveis na freguesia de Carnide ao nível da psicologia, sentidas especialmente nas escolas.

Assim, e conforme a filosofia de trabalho “Príncipes do Nada”, este Núcleo pretende, desde o início da sua actividade, completar as respostas existentes na comunidade, reforçando-as.